Fortaleza Cartório do Quinto Ofício de Notas e Protesto de Títulos e a Agenda 2030
Uma breve história...
1992
Rio 92, reuniu mais de 100 chefes de Estado na cidade do Rio de Janeiro, em 1992 e adotaram a Agenda 21 em prol da humanidade.
2012
Vinte anos depois, novamente na cidade do Rio de Janeiro se reuniram 193 chefes de Estado num encontro denominado de Rio+20 para avaliar as ações que lograram êxito bem como o que faltou fazer para atingir os objetivos do da Rio 92.
2015
Novamente a cúpula da Organização das Nações Unidas se reúne e adotando como foco o desenvolvimento sustentável do planeta resolve elaborar um documento que servirá como o “norte” traçando objetivos e metas para todos, em conjunto, serem responsáveis para a vida de todo o planeta: a Agenda 2030.
O que se percebe é que as ações alinhadas com as metas ainda não foram suficientes porque não se extingue a pobreza e a destruição ambiental e já estamos com seis anos da nova agenda e ainda não conseguimos notar muita diferença de quando ela começou a existir.
Então... diante do exposto o que é a Agenda 2030?
É um projeto que foi criado para acabar com a pobreza, de preservar o meio ambiente, proporcionar uma vida social justa e promover a paz mundial em toda a humanidade. Analisado e aprovado por 193 países e chancelado pela ONU, dá todas as condições para qualquer pessoa física, empresas instituições de qualquer natureza tenha acesso e participe através das plataformas disponíveis.
A Agenda 2030 é composta por 17 objetivos, os ODS, junto com 169 metas que auxiliarão as ações e decisões que ajudarão a atingir esses objetivos.
Dentro dos 17 objetivos da Agenda 2030 o Cartório Ossian Araripe reconhece as seguintes ações abaixo elencadas:
​
OBJETIVO 1 – Erradicação da Pobreza
META 1.4 Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças.
​
-
Parceria com Instituição Beneficente do Parque São José que inscreve e acolhe Jovens Aprendizes treinando-os para a busca o 1º Emprego e inserção no mercado de trabalho
-
Política de efetivação de jovens aprendizes antes ou no término do contrato estipulado pelo Governo Federal melhorando a renda familiar
OBJETIVO 3 – Saúde e Bem-Estar
META 3.8 Atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais
​
-
Assistência Médica e Odontológica através de Plano de Saúde sem custo para os colaboradores
-
Vale alimentação superior ao da categoria promovendo uma contribuição para a alimentação fora do ambiente de trabalho
-
Vale alimentação nas férias para todos os colaboradores
OBJETIVO 4 – Educação de Qualidade
META 4.8 Construção e melhora das instalações físicas para educação, proporcionando espaços de aprendizagem seguros, inclusivos e não violentos.
​
-
Jornada de trabalho de 40 horas semanais possibilitando que o colaborador possa, se for do seu desejo, fazer cursos extra laboral no sábado
-
Grupo de Whatzapp onde participam todos da serventia: titular, substituto e todos os colaboradores, sem exceção para que tomem conhecimento das notícias do TJCE e entidades de classe como SINOREDI-CE e ANOREG-CE, especialmente cursos, palestras, provimentos, etc
OBJETIVO 7 – Energia Limpa e Acessível
META 7.b Até 2030, expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países de menor desenvolvimento relativo, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus respectivos programas de apoio.
​
-
Utiliza lâmpadas de LED
-
Manutenção preventiva de 03 em 03 meses para manter o sistema elétrico funcionando normal, otimizado e suportável para receber qualquer sobrecarga sem maiores danos à população ao redor visto que estamos localizados numa região propícia a incêndios por se tratar de prédios antigos.
OBJETIVO 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico
META 8.8 Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes e pessoas com emprego precário.
​
-
Pagamento do 13º Salário
-
Férias
-
ASO periódico realizado na serventia
-
Jornada de 40 horas semanais inferior ao da categoria que é de 44 horas semanais
-
Seguro de Vida para todos os colaboradores
-
Cumpre demais obrigações trabalhistas como indica a lei
OBJETIVO 10 – Redução das Desigualdades
META 10.4 Adotar políticas, especialmente fiscal, salarial e políticas de proteção social, e alcançar progressivamente uma maior igualdade.
​
-
Acessibilidade para cadeirantes através de rampa móvel que é posta na entrada
-
Atendimento no andar térreo para os clientes dos setores de Testamento, Protesto e os que desejam se dirigir ao Tabelião, pois os mesmos situam-se no primeiro andar.
OBJETIVO 11 – Consumo e Produção Responsáveis
META 12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
​
-
Aquisição de lâmpadas econômicas
-
Impressão otimizada de e-mails e correspondências, ou seja, imprimir somente o que for realmente necessário.
-
Adota-se o uso de garrafinhas de água para o uso diário na jornada, configurando o uso responsável de copos de plásticos
-
Desligar os monitores quando sair para o almoço e no final do dia no término da jornada